11 de novembro de 2011

Panettone Sem Frutas - Bauducco

                 Hoje retornamos ao tópico panettones com um tipo menos usual: trata-se do antigo Bold' Oro  da Bauducco, neste ano relançado sob novo título: simplesmente, Panettone sem Frutas. Ééé, simplesmente.



             Costumava ser assim:

                       Acontece que o gosto também mudou. Tá, não o sabor em si: afinal, foi de massa pra massa, a título geral. Mas a textura dessa costumava ser mais úmida, para compensar a ausência de frutas.  O produto tem 500g, mais um sachet adicional de 50g de açúcar de confeiteiro, que serve para polvilhar em cima e ajudar a  dar um up  à coisa - melhorar o conjunto. A aparência prévia é esta:


"Tcharam!" - (parece que foi arremessado, coitado)
                  Não segui o método descrito na embalagem - altamente dinâmico: despeje o açúcar com o invólucro fechado, balance / gire / whatever  para uniformizar e retire! - , mas polvilhei depois (até pra ver  O QUÊ eu ia cobrir com açúcar, não?).  Aí está o resultado.


Antes parecia o Grand Canyon, agora tá mais pra Kilimanjaro
                     Sobrou ainda muito açúcar, o que mostra que eu deveria ter seguido o método ninja indicado. Enfim.. [Descobri que, misturando um pouco (veja bem: UM POUCO) de água ao açúcar, o conjunto vira uma calda ou glacê.. Claro que há ingredientes mais adeqüados (leite, talvez), mas isso não vem ao caso].  Tanto faz: a coisa virou um pinheirinho de Natal de todo o jeito. Agora uma secção típica:




                    No passado ( aqui fala a voz da experiência ), esse Panettone costumava ter uma massa menos seca, como eu já disse. Além disso, uma das conseqüências de polvilhar errado, foi perceber que o açúcar de confeiteiro disfarça em parte o gosto meio torrado da casca. Digo; a parte exterior não tem o melhor gosto do mundo, não. Costumo não ser muito fã dos panettones da Bauducco no geral ( decepções com Chocottones e "Colombatones" recentes), então acho que no caso o diferencial que salva sempre é o recheio. Como esse não tem recheio algum: pobreza! :(



Bonitinho mas ordinário: demasiado seco.
                    Não vou desfazer o produto ao máximo: ruim não é, mas poderia ser melhor. O grande problema dos produtos industrializados é a redução na umidade da massa afim de prolongar a conservação. Isso detona a qualidade de vários produtos. Olha aí um naco dele em separado: 



                   Ainda é uma opção para quem não gosta das frutinhas cristalizadas (eu gosto; mas sou suspeita para falar). Esqueci de dizer: este ano o preço médio está em torno de R$15,00. Os panettones do gênero Bol D'Oro são mais escassos no mercado; eu mesma já vi outras marcas, mas isso foi, pra variar, no passado (III). Ah, e não: o nome do blog em nada tem relação com estes bolos - é algo mais "metafísico", ao estilo "busque o tesouro - comida", o que remete a piratas, aventura, ou o que quer que seja. Mas, EM NADA tem a ver com o panettone, repito. ;D Eras isso!









                    

























4 comentários:

  1. Onde vc comprou?? Moro no RJ e não acho em lugar nenhum...

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana!
    O panettone sem frutas da Bauducco eu encontrei nas Lojas Americanas, ainda no mês de Novembro.. Realmente vi bem poucos exemplares!
    =/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que essa versão sem frutas serve para (tentar) fazer uma espécie de rabanada a moda gringa.
    Em vez de usar pão dormido, se utiliza massa de panettone (sem frutas) para mergulhar numa mistura de ovos, creme de leite, etc.
    Ainda não procurei por esse panettone, mas vou me arriscar para este natal. =)

    ResponderExcluir
  4. Olá Evelyn!

    Este ano a Bauducco adicionou um mini-encarte de receitas ao exemplar, e, neste, tinha a receita de rabanada, realmente. (Além da embalagem do produto estar melhor este ano, e, confesso, a massa MUITO MAIS "evolution" - mais úmida / menos seca).
    Acredito que a ausência de frutas também se justifique pelo indicador de que há muitas pessoas que detestam frut cristalizadas, principalmente em faixas etárias mais jovens.

    Mas, este ano, recomendo o tal produto acima; está valendo a pena até pra quem gosta das versões tradicionais. Muito bom mesmo (pelo menos o exemplar que comprei)!

    ResponderExcluir

Comentários